sexta-feira, 16 de dezembro de 2011






Norte Energia realiza Workshop para imprensa regional


O Workshop Conheça Belo Monte, voltado para a imprensa da região onde está sendo construída a Usina Hidrelétrica Belo Monte, reúne nesta quinta-feira (15) 34 jornalistas em Altamira. O encontro, promovido pela Norte Energia, com apoio do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), possibilita o contato direto entre importantes órgãos da imprensa regional e os responsáveis pela obra, com detalhes sobre a engenharia, as questões ambientais, o reassentamento das famílias nas áreas rurais e urbanas, a contratação e a capacitação de trabalhadores.

Com a realização do evento, a Norte Energia pretende aproximar seus representantes dos editores e repórteres da imprensa local, para ampliar o diálogo com os principais formadores de opinião que comandam o discurso diário da mídia. Na plateia, estavam representantes das emissoras SBT e Record – canais de maior alcance na região, as rádios Vale do Xingu e Regional FM de Uruará, o jornal Fatos Regionais – veículo impresso de maior tiragem em Altamira, entre outras emissoras, revistas, portais e blogs.
Na abertura do evento, o diretor de Relações Institucionais da Norte Energia, João Pimentel, afirmou que um dos principais desafios a ser vencido é a desinformação, além da necessidade de combater a campanha internacional contra Belo Monte. “O projeto da Usina é totalmente nacional, desenvolvido por engenheiros brasileiros e voltado para o Estado do Pará. Hoje, o Brasil tem nas mãos a grande chance de se tornar uma potência mundial”, declarou.
Na primeira etapa do workshop, foram respondidas dúvidas relacionadas à ampliação da rede de saúde com a construção de novos postos e hospitais, à instalação do sistema de saneamento básico de água e esgoto, ao possível aproveitamento da força de trabalho após a conclusão das obras e à destinação da madeira retirada com por conta do empreendimento. “As respostas que colhemos aqui vão nos ajudar a construir melhor as nossas reportagens. Isso significa que o público vai compreender de maneira mais clara o que significa o projeto da hidrelétrica”, disse Cristiane Prado, repórter da TV Liberal. À tarde, os jornalistas participa, de visita guiada ao canteiro de obras no Sítio Belo Monte, onde poderão conhecer, in loco, todo o trabalho que envolve a construção do empreendimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário