terça-feira, 7 de fevereiro de 2012


ASSOCIAÇÃO EM BRASIL NOVO RECEBE VEICULO DA EMATER

A Associação dos Produtores Rurais e Urbanos, Carlos Pena Filho (Aprucapefi), localizada no município de Brasil Novo, na Transamazônica, será contemplada com um veículo, modelo caminhonete, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará ( Emater).
O veículo será repassado pelo escritório regional da Emater em Altamira, através de um termo de doação, ao presidente da associação, Antonio José Santos Alomba. A caminhonete oferecerá apoio logístico ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), desenvolvidos pelo governo federal em parceria com a Emater.
    A organização, que tem associadas 110 famílias de agricultores familiares, é a única em Brasil Novo habilitada ao PAA e PNAE.
    João Batista da Silva, secretário da Aprucapefi, disse que o veículo a ser recebido pela associação garantirá uma economia de pelo menos 44 mil reais ao ano, valor gasto com frete para o escoamento da produção. Segundo Wilson Rodrigues, engenheiro agrônomo da Emater, a ação consta do plano de desenvolvimento sustentável da comunidade, elaborado de acordo com o diagnóstico rural participativo. “ Na nova proposta, a Emater está incluindo famílias que são atendidas pela chamada pública, inseridas na operação Arco Verde”, finalizou.

HOMEM É PRESO ACUSADO DE MATAR EX-SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE NOVO REPARTIMENTO


Fernando Camargo Brito, acusado de ser o autor da morte de Antônio dos Santos Souza, ex-secretario municipal de Educação e atual diretor de Controle Interno da Prefeitura Municipal de Novo Repartimento, foi preso no município. O acusado será indiciado por latrocínio (roubo seguido de morte).
    Após roubar a moto e outros pertences da vítima, Fernando o matou. A tia do acusado, Naildes Oliveira Brito, também foi presa por ter recebido e guardado o produto do roubo.
    Com a prisão de Fernando, a motocicleta roubada da vítima foi encontrada. Em depoimento, o preso confessou o crime de latrocínio e delatou a tia como a pessoa que estaria com três relógios de pulso, dois telefones celulares, três cordões de metal amarelo, duas pulseiras e um pingente de metal, roubados da vítima. A equipe policial foi até a casa da mulher e ali recuperou os objetos. Segundo o delegado, Antônio dos Santos Souza foi morto na madrugada do último sábado (4), por volta de 1h. Após o crime, o acusado foi visto pilotando a motocicleta da vítima.
    O fato foi comunicado à Polícia Civil depois que amigos da vítima reconheceram o veículo que estava com Fernando e passaram a telefonar para Antônio, porém não conseguiram falar com ele. Assim, foram até a casa da vítima, onde encontraram as portas da casa abertas. Ao entrar no imóvel, eles se depararam com a vítima morta no interior do local com um golpe no pescoço.
    As Polícias Civil e Militar passaram a efetuar buscas ao suspeito na cidade e zona rural. Fernando Brito foi encontrado em um posto de gasolina no distrito de Maracajá, zona rural do município, 25 quilômetros da sede da cidade. Ele estava com a motocicleta roubada, modelo Yamaha placa NLN-5735. Após ser preso, o acusado foi levado, por medida de segurança, para a Seccional Urbana de Tucuruí.

STJ NEGA NOVO PEDIDO DE LIBERDADE A REGIVALDO GALVÃO

Regivaldo Galvão foi condenado a 30 anos, mas ainda pode recorrer. Apontado como mandante, ele é acusado de pagar R$ 50 mil pelo crime. 

O Superior Tribunal de Justiça negou novo pedido de liberdade ao fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão, condenado a 30 anos de prisão pela morte da missionária Dorothy Stang, em 2005, em Anapu. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (6).
    O relator do caso, desembargador convocado Adilson Vieira Macabu, considerou não haver elementos que justifiquem a libertação do réu antes da análise do mérito do pedido, que ainda será feito pelo tribunal superior.
    A liminar no mesmo habeas corpus havia sido negada em 10 de novembro, mas a defesa apresentou pedido de reconsideração. Segundo o STJ, os advogados pedem que o réu permaneça em liberdade até o julgamento do último recurso contra sua condenação.
    O fazendeiro, apontado como mandante do crime, está preso desde setembro do ano passado, quando se apresentou à polícia. Ele ainda pode recorrer da decisão do júri que o condenou.
    A defesa afirma que há constrangimento ilegal e que não houve fato novo que justificasse a prisão. Além disso, argumenta que Galvão não poderia estar preso porque respondeu ao processo em liberdade e compareceu todas as vezes em que foi chamado.
    O desembargador manteve o entendimento adotado ao negar a liminar em novembro. Segundo ele, a forma como o crime foi cometido merece atenção e não cabe analisar no habeas corpus a culpa do fazendeiro.
   A periculosidade do fazendeiro foi destacada no decreto de prisão expedido pela 1ª Câmara Criminal Isolada do Tribunal de Justiça do Pará. De acordo com o processo, Galvão teria contribuído com R$ 50 mil para a execução da missionária. “O condenado, de forma premeditada, em concurso de agentes com unidade de desígnios, mandou executar a vítima, mediante promessa de pagamento, pois ela incomodava e contrariava seus interesses de fazendeiro, fato este confirmado por um dos denunciados na sessão de julgamento no Tribunal do Júri”, afirmou o desembargador.

CHEIA DO XINGU DEIXA MAIS DE CEM FORA DE CASA EM ALTAMIRA

Mais de cem pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas em Altamira, por causa da cheia do Rio Xingu. A Defesa Civil do Município informou que outras famílias ainda serão remanejadas para abrigos a partir da segunda-feira (6). Os primeiros desalojados foram levados para o Parque de Exposições da cidade. Este ano, segundo avalia o órgão, o rio subiu mais do que nos últimos anos atingindo novas áreas, antes não afetadas.
    A cheia do Rio Xingu afetou moradores de sete bairros da cidade (Aparecida, Boa Esperança, Independente 1 e 2, Olaria e Açaizal). 'São as áreas atingidas pela construção da hidrelétrica de Belo Monte', explica a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Socorro do Carmo.
  Segundo ela, este ano, o Rio subiu muito acima da média dos anos anteriores, chegando a marca de 7.20 metros na manhã deste sábado (4). 'No ano passado, na mesma época, o rio não havia chegado nem no nível de alerta, que é de seis metros', afirma.
    Com a cheia, novas áreas passaram a ficar alagadas este ano. 'Antes a água ficava embaixo, mas este ano está chegando nessas outras casas e tivemos que retirá-los também', contou a coordenadora da Defesa Civil.
    A cheia é agravada com as chuvas que têm sido constantes no município. 'Todo dia tem chovido aqui. A cada dia a estimativa é que o rio suba entre dez e doze centímetros com as chuvas', avalia.
    Para atender todos os desabrigados, a Defesa Civil recebe doações voluntárias de colchões, mosqueteiros, água, entre outros. O órgão também comunicou a Defesa Civil Estadual para que seja realizada uma campanha estadual para de doação de materiais para os desabrigados
O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário